quarta-feira, 29 de julho de 2009

===== Série – Alem da Interface Gráfica =====

########## Estrutura GNU/Linux ##########

O sistema GNU/Linux possui a seguinte estrutura básica de diretórios organizados segundo o FHS (Filesystem Hierarchy Standard):

/ = (Raiz) Diretório principal do sistema, que é representado por ' / ' barra comum.

/bin = Contém os executáveis essenciais a todos os usuários do sistema, como os comandos ls, cd, mkdir, rm, mv etc.

/boot = Contém os arquivos necessários para o boot do sistema, como os arquivos do boot loader e a imagem do kernel.

/cdrom = Ponto de montagem da unidade de CD-ROM.

/media = Ponto de montagem de dispositivos diversos do sistema (rede, pen-drives, CD-ROM em distribuições mais novas).

/dev = Contém arquivos usados para acessar dispositivos (periféricos) existentes no computador.

/etc = Arquivos de configuração de seu computador local. (Interessante colocar esse diretório nas rotinas de backup)

/floppy = Ponto de montagem de unidade de disquetes.

/home = Diretórios contendo os arquivos dos usuários.

/lib = Contém bibliotecas compartilhadas (essenciais) necessárias para a execução dos arquivos contidos nos diretórios /bin e /sbin, além de conter os módulos do kernel.

/lost+found = Local para a gravação de arquivos/diretórios recuperados pelo utilitário fsck.ext2. Cada partição possui seu próprio diretóriolost+found.

/mnt = Diretório destinado à montagem de sistema de arquivos remotos.

/proc = Na verdade, o seu conteúdo não faz parte dos arquivos de sistema (não ocupa espaço no HD). Ele é apenas um sistema de arquivo virtual para que os administradores do sistema tenham acesso as informações do processamento do kernel em forma de arquivos para consulta.

Exemplos de seu uso: consultar IRQ (interrupções de sistema), os dispositivos PCI. Exemplo prático, fale para o aluno ler o seguinte arquivo para obter informações sobre sua CPU:

# cat /proc/cpuinfo

/root = Diretório do usuário root.

/sbin = Contém os executáveis essenciais à administração do sistema, ou seja, essenciais apenas ao usuário root. Nesse diretório estão comandos como fdisk, cfdisk, ifconfig, mkfs, fsck etc.

/tmp = Diretório para armazenamento de arquivos temporários criados por programas.

/usr = Contém todos os outros programas que não são essenciais ao sistema e seguem o padrão GNU/Linux (programas não proprietários), exemplos são o browser firefox, gerenciador de janelas etc.

/var = Diretório de conteúdo variável destinado principalmente à tarefas administrativas, como armazenar os logs do sistema, spool de impressão, e-mails, cache, etc.

FHS (Filesystem Hierarchy Standard) = conjunto de requerimentos técnicos que são usados para padronizar e estabelecer normas para estruturar sistemas Unix-Like (Linux, BSD etc). É ela quem define quais são os diretórios que deverão existir, a localização dos arquivos de configuração etc., com o intuito de padronizar o sistema para o torná-lo mais portável, ou seja, a fim de conseguir compatibilidade entre as distribuições de Linux.

[Referências http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/ch-bas.html#s-basico-diretorio-estrutura com alguns retoques]

Leitura Livro CERTIFICAÇÃO LINUX LPI 101 e 102 da série O'REILLY - Editora ALTA BOOKS Objetivo 8: Encontrar Arquivos de Sistemas e Colocar no Local Correto - Pag. 170 a 177

Nenhum comentário: